terça-feira, 1 de maio de 2018

Rotina da Educação Infantil

  • Construir Experiências Exitosas, tendo as próprias crianças  como atores do seu próprio conhecimento é tudo o que elas precisam para se desenvolverem com AUTONOMIA. 

Música: O POTE ANDANTE
Passe O POTE  pela roda
Sem a roda desmanchar
Quem ficar com O POTE
Uma letra vai tirar
Que letra é esta?
Obs: Pega uma letra e fala 
aos coleguinhas.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

CHAMADINHA E SEJAM BEM VINDOS

Este recurso é simplesmente maravilhoso para ser usado na SALA DE AULA com os pequenos e garantir o DIREITO DE SABER LER E ESCREVER SEU NOME, dada a mobilidade de fazer a chamada onde os alunos serão os protagonistas. Eles mesmos vão colocando seu nomes na chamada e logo aprendendo a letra inicial, final e outras orientações dada pelo professor(a).






quarta-feira, 2 de novembro de 2016




"Mesmo se caírem as folhas, DEUS é capaz de garantir o ESPETÁCULO". 

Vamos de final de ano cheio de ricas Bençãos, Prodígios e Maravilhas em nossas vidas. Estamos nos organizando para MOTIVAR e PRESENTEAR nossos visitantes com boas novas. Somos gratos a todos(as) vocês de todas as partes do mundo por nos prestigiar e deixar seu Recadinho Carinhoso em nossa página, além de não nos abandonarem.  

Abraços carinhosos: Iolanda Sá.




domingo, 29 de maio de 2016

REUNIÃO COM COORDENADORES REGIONAIS, ESTADUAIS E LOCAIS – PNAIC/UNIFAP/AP



Apresentação da integração das novas diretrizes do programa a partir da reunião técnica do MEC e articulação com o Programa PIBID/UNIFAP e PME no estado e nos 16 municípios do Amapá...

Apresentação da organização da equipe regional e equipe de formação IES..
Organização de GT para realinhar e adequar o Plano de gestão a partir das contribuições de cada município, da UNDIME e do estado...


A criança tem, no início do Ciclo da Alfabetização, o direito de “aprender a ler e a escrever”, em situações com a mediação do professor e em situações mais autônomas, para que possa, no final do Ciclo, chegar ao “ler para aprender” e “escrever para seguir a escolarização”, o que significa uma evolução necessária, como estudante e cidadão.
          Nesta reunião foram discutidas - Ações voltadas para a alfabetização dos alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e também Ações voltadas para a alfabetização dos alunos de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental com alfabetização incompleta e letramento insuficiente. 
Os resultados da Prova Brasil indicam que cerca de 26 mil escolas, que atendem 10 milhões de alunos do ensino fundamental, concentram 70% dos alunos avaliados com alfabetização incompleta no 5º  ano.

Palavras de ordem: Acompanhamento, Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica...








segunda-feira, 2 de maio de 2016

Título de Cidadã Laranjalense - 2015

Tive a honra de receber das mãos da Legisladora, Vereadora Cleineide Batista o Titulo de Cidadã Laranjalense pelos trabalhos prestado em prol da Educação do nosso município e do estado do Amapá, dentre eles se destacam: Projeto Remeducação Saíndo da Caixa que neste ato estava concorrendo ao Prêmio Professores do Brasil, ganhei na Regional, assim como o Projeto de Fortalecimento das Ações do Programa Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC nas Escolas da Rede Municipal de ensino de Laranjal do Jari.



Felicidade e agradecimento a Deus pelo RECONHECIMENTO. Vale lembrar que esse Projeto do Pacto foi defendido num Encontro Nacional da UNCME em Porto de Galinhas em Pernambuco em 2015 e será publicado no site Nacional da UNCME juntamente com os demais projetos integradores defendido pela UFOPA/PA neste ato estava representado o estado do AMAPÁ.

3ª FORMAÇÃO DO PACTO - TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

CADERNO III – A INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO - 18 e 24/11/2015




Nesta formação fizemos várias atividades para trabalhar a Interdisciplinaridade, dentre elas: Jornal falado, Sequência Didática, Música da bicharada e outras...

domingo, 1 de maio de 2016

Formação Continuada para Professores da Educação Infantil - Tema: Novos olhares, novas práticas para alcançar novos resultados.



Campos de Experiências, Direitos de Aprendizagens e as diversas áreas de conhecimentos de acordo com a BNCC para a Educação Infantil.

O Lúdico é uma maneira de ENSINAR/BRINCANDO, despertando o prazer e potencializando a aprendizagem das crianças da Primeira Etapa da Educação Básica.
Aprimore seu conhecimento, inove suas estratégias de ensino, inspire-se com outras práticas pedagógicas exitosas e compartilhe suas experiências para que outras pessoas conheçam e amplie seu repertório e abra horizontes de possibilidades para outros colegas.




Não esqueça de que "A PORTA SE ABRE POR DENTRO", então vamos abrir nosso leque de possibilidades para partilhar nossas experiências com outras pessoas e ajudar nosso país alcançar as metas estabelecidas para uma Educação de Qualidade...

Reunião Técnica acerca das Diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Brasília/DF

A Secretaria de Educação Básica realizou no dia 15 de março, das 14h às 17h30,  em Brasília, reunião técnica com os Coordenadores Gerais das Universidades, os Coordenadores Estaduais e a representação da  UNDIME com o objetivo de dar continuidade ao diálogo e  apresentar as Diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, bem como as ações de formação a serem desenvolvidas pelas Universidades,  para a região Norte. Na oportunidade, estavam presentes os representantes Iolanda Sá (UNDIME), Lourdes (Consed) e Rosivaldo da (Unifap).