“alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inse- paráveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.” (Soares, 1998, p. 47).
“[...] se as estratégias de leitura são procedimentos e os procedi- mentos são conteúdos de ensino, então é preciso ensinar estraté- gias para a compreensão de tex- tos. Estas não amadurecem, nem se desenvolvem, nem emergem, nem aparecem. Ensinam-se – ou não se ensinam – e se aprendem – ou não se aprendem.
“[...] se as estratégias de leitura são procedimentos e os procedi- mentos são conteúdos de ensino, então é preciso ensinar estraté- gias para a compreensão de tex- tos. Estas não amadurecem, nem se desenvolvem, nem emergem, nem aparecem. Ensinam-se – ou não se ensinam – e se aprendem – ou não se aprendem.
“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá- -lo; se é triste ver menino sem escola, mais triste ain- da é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exer- cícios estéreis, sem valor para a formação dos homens críticos e transformadores de uma sociedade.” (Carlos Drummond de Andrade).
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